Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog

KEILA COELHO journaliste de métier, Je suis créatrice UGC depuis 2019 J’exerce mon métier dans tous les domaines. Passionne par la photo, par la Mode, la Gastronomie et les cameras. A Bientôt

"Lyon" A MINHA CIDADE QUERIDAAAA

E finalmente chega a hora de falar de Lyon

“Minha cidade preferida”, eu digo pois moro aqui quase 12 anos.

Hoje acredito que alguma outra ainda nao pode me conquistar tanto quanto, mas sei que estes anos que passo aqui vão ficar guardadas como uma das melhores lembranças da minha vida. 

Pois como falo Lyon é a minha cidade de coraçao depois da minha linda Sao Luis ilha do amor.

Duas colinas, dois rios, um bairro com jeitão medieval, um grande centro comercial e econômico e um cenário gastronômico renomado. Esses são apenas alguns dos ingredientes que fazem de Lyon, a segunda maior cidade da França e capital da região Rhône-Alpes (Ródano-Alpes), um dos destinos mais deleitáveis no país do croissant


Fundada em 43 a. c., a cidade é bem, bem velhinha. E ela era bem importante nessa época também, afinal, foi capital da província de Gália durante o Império Romano.

Funiculaire

Saindo da estação, alguns passos são suficientes pra dar de cara com o Teatro Romano, construído no início do século 2 (pois é, não é só na Itália que você tropeça com essas ruínas incríveis aqui e ali). Suas arquibancadas de pedra convidam a subir até o topo e, para descansar, sentar-se lá mesmo e contemplar a vista – coisa que eu fiz várias vezes <3 Junto dele, o Museu Galo-Romano conta a história da região, com maquetes e achados resultantes de escavações. Um prato cheio pra quem gosta de arqueologia ;)

De lá, subindo mais um pouco, chega-se ao topo da colina. E é aí que está ela, um dos ícones da cidade e grande destaque em sua paisagem: a Basílica de Notre Dame de Fourvière.  Antes mesmo de entrar na imponente igreja, você vai perceber que começou bem esse roteiro. De lá de cima, o presente é uma bela vista da cidade quase toda.

Basilica de FOURVIERE

 

Esta é a vista de um restaurante que tem ao lado da Basilica a vista e lindissima

Retomado o fôlego, é hora de descer de volta ao Vieux Lyon, onde outra impressionante demonstração do poder da Igreja Católica lhe aguarda. Trata-se da Catedral de Saint Jean (minha preferida!). Dali, seguindo pela Rua de Saint Jean, onde só circulam pedestres, explore as inúmeras lojas, padarias, confeitarias e restaurantes do bairro medieval e fofíssimo

Cathedrale de Saint-Jean

No percurso pelas ruas de pedra, procure também por uma das marcas registradas de Lyon, os traboules, passagens secretas que ligam uma rua a outra por dentro dos prédios. Eles eram usados pelos artesãos da seda – que fizeram de Lyon a primeira cidade operária da França, no século 18 – e, mais tarde, por soldados na Segunda Guerra Mundial. 


Quais do Saône


 

Quais du Rhone

Espero que tenham gostado

Curtam minhas redes sociais

 

 

Retour à l'accueil
Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article
K
Nossa !! essa Vista da Basilica é sensacional .. certamente será um ponto a ser visitado quando for a Lyon !!! lindo de mais !!!!
Répondre